Hoje vamos falar de um assunto pouco discutido por aí, mas que quando precisamos faz uma falta tremenda...
O que devo sempre ter em casa se eu tenho um Pet?
Primeiramente devemos pensar que imprevistos podem acontecer a qualquer hora, em qualquer dia, principalmente em finais de semana feriados, quando a maioria dos Petshops e até mesmo algumas clínicas veterinárias estão fechadas, então vale apena ter um pequeno Kit básico para emergências.
Então vamos enumerar abaixo as situações e os produtos que nos ajudam nestes casos:
ENVENENAMENTOEsta é uma situação gravíssima, que requer tratamento imediato do médico veterinário.
Porém, vale apena ter em casa Carvão Ativado, que é uma substância que absorve todas as toxinas e produtos que ainda não foram absorvidos pelo trato gastrointestinal do animal e deve ser utilizado o mais rapidamente possível enquanto se arruma pra levar seu animal até o veterinário.
O Enterex é um exemplo de carvão ativado encontrado facilmente à venda em Petshops.
Enterex: Carvão ativado em sachê |
Este medicamento também serve em caso de intoxicações alimentares e medicamentosas.
Mesmo que o animal vomite o medicamento, o pouco tempo que ele permaneceu no estômago já absorveu parte das toxinas. É normal as fezes sairem escuras após a ingestão.
MACHUCADOS
É normal que nossos Pets, sempre muito travessos, se machuquem. Podem sofrer cortes, arranhões e até mesmo mordidas em caso de brigas.
Aqui o número um é sempre a limpeza da ferida com água e sabonete, abundantemente e retirar toda sujeira, pedrinhas, farpas, etc que estejam no local.
Aqui a dica é para a um complemento na limpeza das feridas na pele com uma solução de iodo tópico, que é facilmente encontrada em qualquer farmácia e deve ser utilizado APÓS a limpeza da ferida com água e sabão!
Iodo tópico: Usar após a limpeza da ferida |
VERMESSim, o vermífugo deve fazer parte do Kit básico de medicamentos para seu animal pois deve ser dado em todos os cães e gatos a cada 6 meses depois que já são adultos.
Para não esquecer, anote no calendário as datas que seu amigo precisa tomar o medicamento e tenha sempre uma dose em mãos.
O vermífugo deve ser dado preferencialmente duas semanas antes da data do reforço da vacinação so seu amigo, então faça o calendário para que as datas coincidam. E só pra lembrar, a vacinação deve ser ANUAL (V10 para cães, V4 para gatos e anti rábica para cães e gatos!).
Este é o kit básico quetodo proprietário responsável deve ter em mãos sempre, principalmente quando vai viajar com seu Pet.
Jamais esquecer da carteirinha de vacinação do seu amigo também deve estar sempre em mãos e atualizada.
Nenhuma dessas dicas serve para substituir a consulta ao seu Médico Veterinário de confiança! Em caso de dúvidas, acidentes ou desconfianças, sempre o consulte!
E aí, já passou por algum susto com seu Pet? Conte-nos nos comentários!