02 julho 2012

COMO ALIMENTAR UM FILHOTINHO?

O que fazer quando se tem um filhotinho bem novinho em casa, ou quando a mãe rejeita ou não consegue dar conta de uma ninhada muito grande? Quando é a hora do desmame?
Vejamos a seguir, mas antes, vamos entender alguns pontos.


18 filhotes? Alguém me ajude!!!

O que é o colostro?
O colostro materno é produzido pelas glândulas mamárias das fêmeas até 72 horas após o parto. Ele auxilia no desenvolvimento intestinal dos filhotes, reduz a quantidade de bactérias nocivas e levam ao intestinos as bactérias da microbiota saudável intestinal. O colostro também é responsável por fornecer ao filhote a chamada "imunidade passiva", que são os anticorpos da mãe transportados através do leite para o corpo do filhote, impedindo que pegue doenças, infecções e reduzindo o risco de alergias quando este for adulto. 
Os filhotes nascem desprotegidos - O organismo do filhote nasce imaturo e vai se desenvolvendo durante a fase de crescimento neonatal. Por isso, durante as primeiras semanas de vida, o aleitamento materno é essencial para sua vida. Esta "imunidade passiva" protege o filhote até ele completar 12 semanas de vida.

Delícia!
Quando introduzir alimento ao filhote? 
O desmame dos filhotes, numa situação normal, deve ser espontâneo. A própria mãe vai deixando de amamentar os bebes aos poucos, e para isso, no período de transição, os filhotes devem começar a receber alimentação específica para filhotes e de excelente qualidade, molhada e amassada para facilitar a sua ingestão. Após as 5 semanas, já se pode deixar o alimento um pouco mais duro, aos poucos, sempre observando a aceitação e adaptação dos filhotes, mas eles ainda mamam. Depois das 12 semanas de vida, o filhote já está desmamado e deve receber a ração 3x ao dia, pelo menos até completar 6 meses.
Ele irá comer ração de filhote até se tornar adulto.



Veja a tabela (clique para ver em tamanho maior):

As diferentes fases alimentares dos filhotes e o desmame


O que fazer se o filhote não pode mamar na mãe?
 Se por algum motivo o filhote não pode ser amamentado com o colostro ou leite materno, existem algumas opções:
- Conseguir uma ama de leite: Pode-se colocar o filhote para ser amamentado por outra fêmea que tenha parido recentemente poucos filhotes, ou que perdeu suas crias, e esta irá amamentá-lo como se fosse seu filhote. Esta é a melhor opção, porém não é fácil de se encontrar e a fêmea também pode não aceitar o filhote e machucá-lo, fique atento!


Gatinho tomando fórmula na mamadeira

- Leite em pó para cães e gatos: Esta é a opção que vai salvar a maioria dos filhotinhos. No mercado já existem fórmulas especiais para se misturar à água morna e oferecer numa mamadeira especial ou chuquinha para os filhotes a cada 3 horas até pelo menos os 30 dias e depois já pode ser oferecido o leite em um potinho. Realmente não é fácil cuidar de um filhotinho, mas é preciso, pois ele é igual um bebê recém-nascido! Existem fórmulas de diversas marcas e os preços variam bastante. Encontre aquela que melhor se adapta a você e seu filhote.
(Atenção: A fórmula para desmame não é a fórmula de amamentação! Elas são diferentes! Nesta fase da vida a fórmula desmame não irá nutrir o animal que correrá risco de morte, procure por substituto do leite, e específicamente para cão ou gato!)

Recém-nascido mamando na mamadeira

- Fórmula prescrita pelo médico veterinário: Eventualmente o seu médico veterinário poderá lhe fornecer uma receita para se fazer em casa o "leite" do seu animalzinho. Isso vai variar muito com a idade, o estado de saúde, as condições do proprietário, etc. Siga sempre a orientação do seu veterinário e sempre amamente a cada 3 horas!

Qual a hora certa para separar o filhote da mãe?

Que orgulho!

O ideal é que se aguarde pelo menos até os filhotes completarem 45 dias de vida, quando o filhote já está completamente desmamado, comendo muito bem, saudável e mais independente.
Evitar sempre retirar todos os filhotes da mãe de uma só vez, pois pode causar estresse desnecessário ( a mãe pode ficar dias procurando os filhotes) e empedramento do leite. Retirar sempre um de cada vez ao longo de uma semana.
Sempre mandar o filhote ao novo proprietário com a indicação da ração que ele já está acostumado a comer e orientá-lo que, caso vá mudar a ração, que se faça gradativamente ao longo de 1 semana, e aguardar primeiramente ele já estar habituado à nova casa.

E se o filhote ainda tem dificuldades de comer a ração após o desmame?
Alguns filhotes tem maior dificuldade em se adaptar ao alimento seco. Para ajudá-lo procure sempre oferecer rações de excelente qualidade (veja aqui como escolher a melhor ração) pois além de melhor nutrir o filhote ela é sempre mais palatável e satisfará o paladar do seu PET.
Se ele tiver dificuldade ainda, utilize a papinha de desmame, também disponível nas PetShops, e misture um pouco da papinha à ração moída. Isso facilitará que ele coma. Vá reduzindo a quantidade de papinha aos poucos até ele estar completamente adaptado à ração seca.


Ração de filhote amolecida durante o desmame


Então estas são as dicas para os donos de filhotinhos. Sempre procure orientação do médico veterinário!

Dúvidas ou sugestões? Mande-me um email: tatiware@gmail.com ou deixe um comentário!
Não se esqueça de curtir a postagem aí em baixo e adicionar o DICAS ANIMAIS no seu facebook.

Até mais pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário