06 agosto 2012

TUDO SOBRE O BANHO DO SEU PET

Tudo que você precisa saber sobre o banho do seu melhor amigo.

A pele é o maior órgão do corpo, tanto humano, quanto dos animais.
Ela protege o animal de infecções, do frio e da insolação, da desidratação, de traumas, etc e apesar de toda esta importância,  fica desprotegida e à mercê dos ataques do meio externo.
Por isso é essencial cuidarmos bem da pele do nosso amigo.

Primeiramente vamos começar deixando alguns pontos bem claros, que são muito importantes de se compreender e que fará uma enorme diferença na vida dos PETs e na nossa:




Quanto mais banho, mais fedor?
Isso mesmo! Não leu errado não!
Explico: A pele e o pêlo dos animais possui uma gordurinha, um sebinho, que é completamente normal e saudável. É secretado pelas glândulas sebáceas que ficam em toda a superfície da pele e serve para manter a pele impermeável, evitar a perda excessiva de água pela pele, servir de alimento para as boas bactérias que ali vivem, entre outras funções, ou seja, esta gordurinha além de normal, é muito importante ser mantida.

O corpo a produz em condições normais pouca gordura, apenas para suprir a necessidade ideal da pele (vamos colocar aqui apenas para ilustrar, gordura na velocidade 1 = condição ideal mais lenta).

A cada banho, toda esta gordura é retirada e a pele identificando que está sem proteção, intensifica a produção da gordura (velocidade 2) e logo a pele estará protegida novamente e a pele volta a produzir pouca quantidade apenas para manter (velocidade 1).

Se o animal começa a tomar banhos com muita frequência, o que acontece? A pele já não consegue chegar naquela condição ideal de gordura, pois ela nem conseguiu ainda repor o que foi perdido no banho anterior e o animal já tomou outro banho, então a pele se vê numa situação de estresse, mas ela precisa da gordura, então o que ela faz é começar a produzir MUITA gordura, numa velocidade bem maior (velocidade 3) e então assim ela consegue deixar a pele mais próximo do normal entre estes banhos.


Mas o que isso gera? Este animal agora possui as glândulas sebáceas desreguladas, pois a pele fez o que foi possível para se proteger. E se o animal pula um banho, fica um pouco mais de tempo sem banho, o proprietário vai ver que ele ficou extremamente gorduroso e fedido, mas não imagina que quem causou aquilo foi ele mesmo, dando banhos demais no seu PET. O que ele pensa? "Totó não pode ficar sem banho frequente, por que se não ele fica oleoso e fedido! Vou continuar dando um monte de banho nele". E então vira uma bola de neve, um ciclo péssimo para os animais e para os proprietários.


É um ciclo:



O banho é, sim, importante, mas na quantidade e da maneira certa.
Dependendo do estilo de vida do animal, um banho quinzenal pode ser necessário.
Animais de pêlos longos precisam de escovação diária, e não banho semanal!
Mas cães de pêlo curto, podem tomar banho uma vez ao mês, ou até a cada 2 meses.

Lembre-se, cachorro tem cheiro de cachorro e este cheiro não é ruim se ele é saudável! Cachorro não pode cheirar como gente, pois é CACHORRO!


Como dar o banho?
O local do banho vai variar bastante. Em dias quentes, prefira os banhos ao ar livre e com a água em temperatura ambiente. Nos dias mais frios, pode-se dar o banho morno, mas sem esquentar demais a água.
Na verdade, evitar banhar o seu animal nos dias mais frios é sempre melhor.

Utilize sempre sabonetes neutros. O meu preferido é o sabão de coco de uma boa marca. Além de ser barato, é hipoalergênico e limpa muito bem os animais e não possui odor muito forte e não incomoda o seu PET.

Nada de sabão anti-sarna, anti-pulga!
Se o seu animal tem pulgas e carrapatos ou sarna, tem que utilizar produtos que façam efeito, receitados pelo veterinário, e não sabonetes que não vão adiantar nada e podem dar uma baita alergia no seu PET.
Veja aqui como se livrar de Pulgas e Carrapatos.

Passe o sabão de côco no corpo todo do animal, faça bastante espuma e esfregue bem, tomando sempre cuidado de não deixar cair sabão nos olhos e focinho. Cuidado também com a água nos ouvidos!
Deixe o sabão por uns 5 minutos e depois enxague. Tome cuidado de retirar TODO o sabão que estiver no pêlo, enxaguando várias vezes e olhando cada dobrinha, pois senão seu PET vai ficar fedidinho logo após secar.




Num banho normal, só isso é suficiente. Se achar que ele ainda está meio oleoso repita a ação com o sabonete mais uma vez.
Animais de pelagem longa precisam desembaraçar os nós, então pode-se utilizar condicionador próprio pra cachorro e ir com um pente pacientemente tirando os nós. Depois enxague abundantemente.

Para secar o seu PET, nos dias quentes use uma toalha limpa para retirar o excesso de água e deixe-o tomar sol e correr que rapidinho estará seco.
Nos dias mais frios talvez seja uma boa idéia utilizar um secador de cabelos. 
CUIDADO! Nunca utilize na temperatura máxima, não fique muito tempo no mesmo lugar e mantenha longe dos olhos e ouvidos!

E assim seu PET estará limpo e cheiroso por mais algum tempo, com certeza mais de uma semana!
Não recomendo perfumes nem colônias, seu PET sente muito mais os odores que você, e se incomodará com cheiros fortes. Tenha sempre bom senso!


E os Petshops?
Eles são, sim, uma ajuda muito boa. Quem não tem tempo, ou condições de banhar seu animal em casa, pode e deve mandá-lo a um Petshop.
Mas devemos dar algumas orientações ao pessoal do banho sobre nossas preferências.
Recomente sempre:


  • Não arrancar os pêlos dos ouvidos (a não ser que o animal realmente precise - consulte o veterinário);
  • Não espremer as glândulas anais (isso só deve ser feito com orientação do veterinário CASO as glãndulas estejam com algum problema. Espremê-las todo banho vai causar um problema!);
  • Após cortar, sempre lixar as unhas dos Pets para que elas não nos arranhem;
  • Não deixar as chuquinhas muito apertadas, pois pode causar indômodo e dores de cabeça (sim!) em seu PET;
  • Não passar perfumes nem colônias (o motivo já falamos anteriormente).
Essas são algumas recomendações, mas cada um possui suas preferências.

É importane nunca levar ao Pet animais muito novos, que ainda não tenham terminado o esquema vacinal, estes animais nem banho caseiro precisam ainda. Caso se sujem com alguma coisa, limpem o local sujo com lencinhos umedecidos.
Jamais banhar animais doentes ou que estejam meio estranhos e você acha que podem estar ficando doentes.
Jamais banhar animais recém-vacinados.

E como já foi dito antes: Banho semanal somente em casos especiais recomendados pelo veterinário!



Consulte sempre o médico veterinário e curta bastante o seu PET.
Adicione-nos no facebook, recomente esta postagem clicando em CURTIR! aqui em baixo.
Duvidas e sujestões, me mande um comentário ou mande-me um e-mail na aba Contato.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário