10 janeiro 2014

TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

“Alguns anjos não possuem asas, possuem quatro patas, um corpo peludo,
nariz de bolinha, orelhas de atenção, olhar de aflição e carência.
Apesar dessa aparência, são tão anjos quanto os outros (aqueles com asas).
E se dedicam aos seus humanos tanto quanto qualquer anjo costuma dedicar-se. 
Que bom seria se todos os humanos pudessem ver a humanidade perfeita de um cão!”

O que é a Terapia Assistida por Animais?

A Terapia assistida por animais ocorre quando se utiliza do bem-estar proporcionado pelos animais para melhorar a condição psicológica e até mesmo física.
É um método interventivo e terapêutico que visa melhoria nos aspectos emocionais, sociais, físicos, cognitivos, motivacionais. Conta sempre com uma equipe multidisciplinar que realiza a terapia com um objetivo específico para cada pessoa ou pequenos grupos, com periodicidade pré-estabelecida utilizando o animal como mediador.

Vários hospitais já permitem a entrada dos "Animais terapeutas" em suas instalações, alguns inclusive permitem que os animais dos pacientes os visitem regularmente para matar a saudade de ambos.

O Hospital Albert Einstein em São Paulo é um dos que aderiram a esta terapia, como foi divulgado no site ANDA:
A entrada de bichos no Einstein – gatos e passarinhos também são aceitos – faz parte também do cumprimento de regras de uma certificação internacional de humanização que o hospital conseguiu no ano passado. 
O Einstein é o 35º hospital do mundo e o primeiro da América Latina a conseguir o selo concedido pela organização americana Planetree. 
“Poder receber seus bichos aqui era um desejo frequente dos pacientes. Eles fazem bem e, sem dúvida, interferem na cura”, afirma Rita Grotto, gerente de atendimento do hospital.

 Sem dúvidas que algumas medidas de sanidade precisam ser cupridas altes da permissão. O anima, por exemplo, precisa ser avaliado por um veterinário que garanta que não tenha nenhum problema de saúde.

Desde quando isto existe?
Parece novidade toda esta história, não é mesmo?
Mas a verdade é que a Terapia Assistida por Animais ja existe há muitos anos!

O fotógrafo da revista LIFE, Francis Miller, fez estas fotos em 1956 no University Hospital, em Ann Arbor, Michigan (EUA), para mostrar a prática da terapia animal, que já era usada com sucesso há mais de 30 anos para amenizar a dor das crianças internadas e a ansiedade.
Vejam que coisa mais fofa!



















E então? O que acharam?

Feliz 2014 a todos e compartilhem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário