19 fevereiro 2015

CASTRAR OU NÃO MEU GATO?

Muita gente tem a dúvida se deve ou não submeter seu Pet felino a cirurgia de castração, não vê muitas vantagens, acha que vai ser caro ou dar trabalho, então a dica de hoje é para os donos dos bichanos indecisos.

O que é a castração?

Pra quem ainda não sabe, castrar é o mesmo que esterelizar o animal, ou seja, durante a cirurgia serão retirado suas gônadas, onde é produzido o espermatozóide no macho - o testículo - e os óvulos nas fêmeas - os ovários - (nas fêmeas também é retirado o útero, explico o motivo mais a frente).
Além de produzir os gametas (espermatozóides e óvulos) estes órgãos também produzem os hormônios sexuais dos animais que fazem as fêmeas entrarem no cio, os machos a saírem de casa e arrumar brigas, marcar a casa inteira com urina, etc.

Quais são as vantagens de esterelizar meu gato?


  • Redução de passeios externos
Alguns gatos tem a mania de saírem de casa e às vezes ficam dias, ou até meses, sumidos, voltam magros, muitas vezes machucados, cheios de pulgas, com sarna, e algumas vezes nem voltam pois são mortos na rua.
Para os machos, essas saídas são motivadas pelos hormônios e sinais de gatas no cio por perto, o que faz com que os gatos saiam de suas casas e briguem entre si pela fêmea. Com a castração o gato não terá mais o ímpeto de querer cruzar, então fêmeas no cio não mais o farão sair de casa, e muito menos o levarão a brigas. O gato fica muito mais caseiro, corre menos riscos e dá menos trabalho.
Para fêmeas, também a motivação é o cio, sem cio não haverá nenhum motivo para essas voltas na rua.
  • Redução de morte por brigas, atropelamentos e envenenamentos
Briga de gatos
Se o gato não sai de casa não brigará e não correrá nenhum risco de ser atropelado ou sofrer maus tratos na rua.
Além disso, pessoas costumam colocar veneno para ratos em canteiros, jardins, e se seu gato sai na rua e come, você não vai ver e não vai ter nem a chance de salvá-lo.
  • Redução do contágio por doenças infectocontagiosas e parasitárias
Existem várias doenças que seu gato pode pegar quando entra em contato com outros gatos de rua, algumas só precisam que se aproximem, outras são transmitidas por arranhões e algumas são transmitidas polo ato sexual.
Algumas dessas não tem cura, como a PIF (Peritonite Infecciosa Felina) e a FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina) e FeLV (Vírus da Leucemia Felina).
Além disso, seu gato pode estar pegando pulgas na rua e transmitindo a outros gatos ou cães que você possui em sua casa, um problema de difícil resolução, pois se o gato não para em casa, você nunca vai conseguir livrá-lo das pulgas.
  • Evitar a prenhez indesejada e o abandono de animais
Algumas gatas quando não são castradas podem entrar no cio a cada 15 dias. Já pensou no trabalho e dor de cabeça?
Se por um acaso sua gata consegue sair de casa e cruzar, você terá que lidar com os filhotes por pelo menos dois meses antes de poder doá-los.
Muita gente irresponsável acaba por abandonando os filhotinhos à própria sorte, onde a maioria vai morrer ou, dependendo da idade, vai ser mais um gato sem dono nas ruas, que continuará se reproduzindo e aumentando o assustador número de animais abandonados. Isso é CRIME e deve ser denunciado para a polícia!
Gatos de rua, abandonados e se reproduzindo sem parar

Não corra este risco, é preciso acabar com o mal pela raíz com a castração!
  • Evita doenças do sistema reprodutor, câncer, etc
Gatas não castradas correm um enorme risco de desenvolverem Piometra, que é uma infecção do útero que fica cheio de pus e onde o tratamento é a castração de urgência. (Não é melhor castrar antes?)
Além do risco maior de câncer de mama, o câncer mais comum em gatas e cadelas, que diminui sua incidências em gatas que são castradas novas, a partir dos 5 meses de idade.
As injeções anti-cio aumentam assustadoramente o risco da gata desenvolver o câncer!


Mas como é a cirurgia? Meu gato vai sofrer muito? Da muito trabalho?

A cirurgia é muito simples e realizada de rotina em todas as clínicas e hospitais veterinários.
Nos machos ela tem a duração de aproximadamente 30 minutos e é um pequeno corte feito próximo aos testículos.
Nas fêmeas dura entre 30 e 90 minutos e é um pequeno corte feito logo abaixo no umbigo.
Em ambos os casos o animal leva apenas entre um e 4 pontos que será retirado após 10 dias.
Gato castrado utilizando roupa cirúrgica

Neste intervalo o gato tomará uma medicação para a dor por aproximadamente 3 dias e um antibiótico por 7 dias, e pode ser dado em forma injetável também caso seu gato dê muito trabalho pra medicar por via oral, é só conversar com seu veterinário.
Os gatos saem da cirurgia e ficam sonolentos durante o restante do dia e normalmente só vai querer comer no dia seguinte. Não precisa ficar internado e nem de alimentação especial.
Gato castrado utilizando colar elizabetano

O único cuidado é o uso de roupa cirúrgica ou colar elizabetano para que seu bichano não mecha na ferida e arranque os pontos.

E depois como fica?

Após a retirada dos pontos nenhum cuidado adicional é necessário e seu gato volta a ser o mesmo gato de antes, um pouco mais calmo, menos briguento e muito mais caseiro.
O único cuidado extra é ficar de olho na alimentação para que ele não engorde após a castração, escolhendo sempre ração para gatos castrados de boa qualidade.


É isso pessoal! Então, vale apena ou não castrar seu bichano? Claro que vale!
Compartilhe com seus amigos gateiros e com todos que pensam em adquirir um gatinho.
Até a próxima!


Tchau tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário