25 fevereiro 2012

COMO ACABAR DE UMA VEZ POR TODAS COM AS PULGAS!

Dando continuidade ao tópico anterior onde falamos sobre os carrapatos, agora vamos falar das Pulgas.

Antes já deixo o vídeo que fiz sobre este assunto:


As Pulgas são insetos hematófagos que parasitam animais e o homem.

Foto: Laboratório de Diversidade Entomológica IOC/Fiocruz
Os gatos também apresentam pulgas pois estas são muito rápidas e pequenas, o que torna muito difícil se livrar delas.

Poucas pessoas sabem, mas as pulgas foram responsáveis por pandemias que mataram mais de 75 milhões de pessoas na Europa no século XIV. Sim, as pulgas são as responsáveis pela transmissão da Peste Bubônica que evoluiu para a Peste Negra! Falaremos mais sobre as doenças mais adiante.

De início, é muito importante conhecer as fases de vida da pulga para poder conseguir se livrar dela

Ciclo de vida:
Ovos- As pulgas nascem de ovos, cada fêmea pode colocas até 500 ovos durante a sua vida! A forma de postura depende da espécie da pulga, mas normalmente as pulgas descem do animal para colocar os ovos no ambiente, mas algumas, quando se sentem ameaçadas, colocam seu abdome apontando para fora do animal e expelem os ovos como se fossem torpedos! Se os ovos caírem em local ideal (úmido e quente) eles eclodem 12 dias depois.
Os ovos representam 50% do total de pulgas do ambiente.

Larvas e pupas- As larvas de pulgas são como micro-vermes, que se arrastam procurando abrigo em locais abrigados de luz e umidade, onde se acumulam matéria orgânica como pele descamada, pêlo, e as fezes das pulgas adultas que contém sangue digerido e um marcador que faz com que as larvas fiquem agrupadas pois aquele local é seguro. As larvas, assim como os ovos estão em locais como frestas dos pisos, caminhas, paninhos, casinhas, pequenos buracos no solo, sofás, etc. Após isso elas viram pupas que são como casulos de borboletas para depois saírem como pulgas adultas.
As larvas e pupas representam 45% do total de pulgas do ambiente.

Adultos- As pulgas adultas possuem aproximadamente 2mm de comprimento, não possuem asas e se alimentam de sangue. Correm por entre os pêlos muito agilmente, tornando muito difícil sua captura e conseguem saltar até 1m de altura e 50cm pra frente! As pulgas adultas normalmente descem do hospedeiro para colocar seus ovos, mas a maior parte da vida estão sobre o hospedeiro se alimentando.
As pulgas adultas representam apenas 5% do total de pulgas do ambiente.

Se quando você olha pro seu animal e vê uma porção de pulgas, atente para o fato de que no ambiente existe 19x mais pulgas do que o que você está vendo!

Pirâmide populacional das pulgas

Doenças transmitidas pelas pulgas:
A Peste bubônica - Zoonose muito conhecida, é transmitida pelas pulgas que infestam os ratos, através de uma bactéria (Yersinia pestis) que sai durante a picada. Poucos sabem, mas a doença não está erradicada e a vigilância ainda é constante na Europa.

Verminoses - As pulgas são responsáveis pela transmissão de um verme, o Dipylidium caninum. Este verme achatado provoca vômitos, diarréia, prurido anal e até mesmo ataques convulsivos quando o animal está muito infestado. O verme libera pedaços de seu corpo contendo os ovos, e estes pedaços podem ser vistos e tem o aspecto de grãos de arroz que podem ficar presos na região anal do cão, nos pêlos e cama e nas fezes. Animais que tiveram pulgas devem ser vermifugados!

DAAP -  A Dermatite Alérgica a Picada de Pulga é uma doença alérgica extremamente comum. Ocorre quando o animal desenvolve uma hipersensibilidade ao parasito e apenas da pulga andar sobre ele ou apenas uma picada já é suficiente pro animal apresentar prurido intenso, perda e arrancamento dos pêlos principalmente na região peri-caudal, dorsal, e de membros, e infecções secundárias de pele.

Cão com DAAP (Foto: SPCA Bristol Animal Clinic)

Outros -  Além de transmitir estas doenças a pulga por si só já pode causar muitos transtornos ao animal e ao homem. O prurido intenso é causa de estresse para o animal, que para de se alimentar direito, para de brincar e só consegue ficar se coçando e pode acabar evoluindo para a auto-mutilação. Além disso, como a pulga consome sangue, uma infestação severa pode causar anemias graves.

Existem outras doenças caudadas por pulgas como por exemplo o Bicho-de-pé, que é causado por uma pulga que penetra na pele causando coceira.

Como acabar com as pulgas?
Acabar com as pulgas é difícil, mas a solução é a mesma para acabar com carrapatos (veja aqui). Limpeza extrema e exaustiva do ambiente (lembre-se que 95% delas estão pela casa!), banhos semanais nos cães com a retirada manual das pulgas (elas se soltam no sabão e ficam "tontas", ficando fácil de pegá-las) e a aplicação de medicamento tópico na nuca do animal mensalmente durante a infestação e trimestralmente como profilaxia.


Saiba que a pulga adulta pode viver no ambiente em jejum por até 6 meses! Isso mesmo! Ao se mudar para uma casa nova onde haviam animais, antes de trazer os seus Pets limpe MUITO BEM a casa!

Casos graves podem requerer a dedetização profissional do local!

Dono responsável mantém seus animais sempre limpos em ambientes limpos e livre de parasitos, sem pulgas e com as consultas sempre em dia no veterinário.
Procedendo desta maneira as pulgas não serão mais um problema para os seus Pets e nem pra você.

Um grande beijo pessoal e boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário