09 fevereiro 2012

5 DICAS PRA VOCÊ MANTER SEU PET SEGURO DURANTE O CALOR

CUIDADO COM O CALOR!

Oi?

Pessoal, as dicas desta semana não poderiam ser outras, com esse calor extremo que está fazendo aqui no Brasil.
Devemos redobrar os cuidados com nossos companheiros nesta situação, pois, assim como as pessoas, os Pets sofrem muito com as altas temperaturas.

Que delícia!

Então vamos às dicas de hoje:

#1 Passeios em horários mais frescos

Ai! Ui! Ai! Ui!

É bem verdade que os cães estão sempre prontos pra dar uma volta na rua, seja a hora que for não é mesmo?
Mas devemos evitar as horas mais quentes do dia para essa caminhada por alguns motivos:
 -Seu cão não usa chinelo! A temperatura do asfalto e mesmo das calçadas atingem temperaturas muito altas nessas horas e pode causar desde desconforto até queimaduras sérias nas patinhas pois os coxins, ou almofadinhas dos pés, possuem um tecido extremamente sensível.
Então, antes de dar uma voltinha, coloque o seu pé no chão e verifique, se não daria pra voce andar descalço, então pro seu Pet também não dá!
- Seu amigo não sua! Isso mesmo, os cães não possuem glândulas de suor em sua superfície corporal, ou seja, não conseguem dissipar o calor de seus corpos com a facilidade que nós fazemos. Seu único sistema de resfriação é a evaporação respiratória, que é quando o cão fica arfando e "babando", e enquanto faz isso ele troca o ar quente de seus pulmões por um ar mais fresco do ambiente.

Arf! Arf! Arf!

Acontece que muitas vezes o ar do ambiente está muito quente e as caminhadas fazem o corpo do animal produzir ainda mais calor, mesmo à sombra, e então atinge temperaturas perigosas que podem levar a hipertermia, desidratação e até mesmo a morte. Cuidado redobrado com os cães Braquicefálicos (de focinho achatado como o Bull dog).

#2 Água fresca SEMPRE!

Valeu patrão!

Isso todo mundo já sabe, mas não custa relembrar. Seu Pet precisará de muito mais água, pois assim como nós ele desidrata mais facilmente no calor. A água deve sempre ser limpa e fresca! E caso seja possível, pode-se misturar água fria com água em temperatura ambiente pra dar ainda mais conforto ao seu animal.

#3 Evite passeios de carro

Ei! Olha eu aqui!!!

Dentro do carro as temperaturas podem ficar ainda maiores, então nos dias quentes evitem sair com seus Pets de carro.Se for realmente necessário, se possível, liguem o ar condicionado e façam paradas a cada 2 horas para o animal esticar as patinhas e beber água na sombra!

JAMAIS coloque seu pet no porta-malas do carro, pois alem de ser um crime previsto no Código de Defesa dos Animais, também é um crime do Código de Transito Brasileiro! Nem preciso falar que é um local totalmente inadequado e que com certeza fará muito mal ao seu Pet e dono cuidadoso nunca faria tal coisa.
NUNCA deixe seu Pet no carro esperando, nem que seja pouco tempo, nem na sombra! Isso é outra coisa comum de se ver e que qualquer pessoa pode discernir que é errado. Se você não deixa seus filhos assando dentro do carro, também não pode deixar seus Pets!
ps:Eu já vi cachorro chegar no veterinário morto pois o dono o levou pra vacinar dentro do porta-malas do carro!

#4 Abrigo à sombra

Seu Pet deve ter sempre um local para se deitar à sombra e deixe sempre a casinha em local sombreado e ventilado e se possível, uma bacia ou piscininha pra ele poder se refrescar.

#5 Brincadeiras refrescantes

Quem não gosta de uma piscina, praia, lago ou mesmo um bom banho de mangueira nos dias quentes? Seu Pet não é diferente!


Delíciaaaaa

Procure fazer brincadeiras refrescantes com o seu animalzinho, leve-o a um riacho ou lago, pra piscina, ou até mesmo algumas praias que possuem espaços reservados aos animais (somente conheço fora do Brasil, mas ta ai uma dica às autoridades brasileiras, praias permitidas para cães!). 

Refrescante!
Banhos de mangueira também são muito bem vindos!
Somente relembro o cuidado que devem ter com os ouvidos do seu pet, use sempre chumaços de algodão nos ouvidos nas brincadeiras com a mangueira (piscina e rio não precisa)! E cuidado também com as correntezas!


Usem sempre o bom senso na hora de lidar com seu Pet. Aquilo que não é bom pra você também não é bom pra eles.


Bom, esse foi o post sobre o calor. 

Deixem comentários e fiquem à vontade para fazerem perguntas e sugestões de temas!

Um grande beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário