27 março 2012

ACNE CANINA - SEU PET TEM?

Hoje, dicas de cuidados com a pele dos cães e gatos que possuem Acne.

Minha cadela Luna, 1 ano e 10 meses, com Acne

Pois é, os Pets também sofrem com acne, vocês sabiam?
E a acne dos cães, assim como a humana, é causada por uma inflamação de um folículo ou poro da pele, que se enchem de pus e formam aquela tão conhecida bolinha que a gente chama de "espinha", e também tem os comedos, que são os conhecidos cravos.


A acne normalmente aparece na região mentoniana (queixo) e ao redor dos lábios.
E mais comum em cães jovens na puberdade e normalmente desaparecem depois, mas pode ocorrer em cães e gatos de todas as idades.
É mais comum em cães de pelo curto (Boxer, Weimaraner, Dinamarquês, Rottweiler, Doberman, etc).

Meu Pet tem acne, o que fazer?
Observe se as bolinhas estão aumentando muito em quantidade ou em tamanho, ou se estão causando incômodo ao seu Pet, caso a resposta seja afirmativa consulte um veterinário pois as vezes é necessário tratamento pra controle da acne.
Caso sejam poucas pústulas, espaçadas, e de tamanho reduzido, basta tomar alguns cuidados básicos e continuar observando até que elas desapareçam.


Cuidados com a pele Acneica:
Lave bem o local com água limpa e sabonete neutro (gosto muito do sabão de coco), faça espuma, enxague bem e depois enxugue a área. Faça isso uma vez ao dia (de preferência depois da última refeição do dia).
Caso alguma pústula se rompa, as vezes sangra um pouquinho e fica aquele pus melecando o local. Se isso ocorrer lave bem com sabão neutro (como eu disse anteriormente) e depois secar a área passe um algodão molhado com água oxigenada 10 volumes (10 volumes hein gente! A mesma que passa em feridas de pele normal!) e deixe secar.


Isso vai impedir que aquela pústula rompida seja populada por bactérias que vivem normalmente na pele do animal e que podem causar uma infecção no local.

Se você notou estas bolinhas no seu bichinho não se preocupe. A acne normalmente é uma doença que não causa nenhum tipo de transtornos ao animal.
Ele continua conseguindo se alimentar bem, brinca normalmente e depois de um tempo a acne regride normalmente.


É isso pessoal, se tiverem alguma dúvida é só me mandar nos comentários ou por e-mail.




Boa semana!

Um comentário:

  1. Eu acho que meu cão está com acnes. Nos lábios e queixo dele está aparecendo umas feridinhas. Fiquei preocupada, mas acho que é acne msm. Tadinho, queria que não tivesse. Mas mto obrigado. Ajudou mto essa matéria.

    ResponderExcluir