02 abril 2012

É PÁSCOA!!! CHOCOLATE, PODE?


A dica de hoje é sobre Chocolate x Animais, principalmente os cães.

Muita gente vê seu animalzinho de estimação como um "ser-humano" diferente, de 4 patas, que é uma eterna criança. 
Incluir um animal como "membro da família" não significa esquecer que ele é de outra espécie, e muitos hábitos humanos podem ser muito prejudiciais e até letais para os nossos Pets!


O chocolate é um exemplo. A manteiga de cacau, usada para fabricação do chocolate, possui uma substância chamada Teobromina, uma Metilxantina da família das Cafeínas e que está presente em grandes quantidades no Cacau.
Essa substância nos humanos é estimulante e é rapidamente metabolizada pelo fígado e eliminada do corpo.
Já os cães não conseguem metabolizar e eliminar os componentes da Teobromina.
Quando um cão ingere chocolate, seus componentes são absorvidos pelo intestino e chegam ao fígado. O fígado remove uma pequena parte das Metilxantinas, grande parte "escapa" e volta pra corrente sanguínea e é distribuído pelo corpo inteiro.
Parte da Metilxantina que ja foi metabolizada, é jogada novamente no intestino pela bile e esta volta a ser reabsorvida como metilxantina novamente pelo intestino e cai novamente na circulação.
Ou seja, a cada ciclo é retirado efetivamente pouquíssima quantidade desta substância, por isso a meia vida (tempo pra metade da substância ser eliminada do corpo) da Teobromina nos cães é de 17,5 horas!

Não teria problema se a Teobromina não fosse altamente tóxica, mas ela é um VENENO para os cães!

CUIDADO, VENENO!

Baixas doses já podem causar vários distúrbios, incluindo o óbito. Veja os sintomas:

Nas primeiras horas de intoxicação o animal fica muito agitado e depois pode apresentar diarréia e vômito. 
Com o passar do tempo a substância vai sendo cada vez mais absorvida pelo organismo e o quadro ficando mais grave. Ocorre aumento da diurese (> urina), desidratação, bradicardia (coração bate mais lentamente), vasodilatação, queda da pressão sanguínea, convulsão e morte.

A dose letal de chocolate vai depender de alguns fatores, como o tamanho do cão, idade, sensibilidade individual e tipo de chocolate ingerido.


Gráfico demostrando a dose letal de chocolate ao leite e amargo, de acordo com o peso do cão:
Dose Letal de Chocolate de acordo com o Peso do Cão

Meu cachorro comeu chocolate! O que eu devo fazer???
A primeira coisa parece besta, mas muita gente no desespero esquece de fazer: Tire todo o chocolate do chão e não deixe mais nenhum animal comê-lo!
Veja aproximadamente quanto chocolate o seu cão comeu, e vá com ele o mais rapidamente possível a uma clínica veterinária.
Se tiver Carvão Ativado em casa, pode diluir em água e dar para o seu cão enquanto leva ele ao veterinário.
O carvão ativado absorve as substâncias tóxicas ingeridas e reduz a absorção delas pelo estômago.
http://www.vetnil.com.br/adm/fotos_produtos/l2796juj.jpg

Mas nunca deixe de levar o animal ao veterinário, pois os sintomas podem começar até 10 horas após a ingestão e então pode ser tarde demais.



Então pessoal, a dica de hoje foi esta.
Muito cuidado ao guardar o chocolate em casa, e isso serve para bolos, biscoitos, bolachas, bombons, etc. Qualquer coisa que contenha chocolate.

Boa Páscoa a todos e de presente pro seu melhor amigo, em vez de petiscos, dê um passeio bem longo com ele, pode ter certeza que ele vai gostar muito mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário