22 setembro 2013

COMO ENSINAR O FILHOTE ONDE FAZER SUAS NECESSIDADES?

Esta postagem foi inspirada nas dificuldades de um amigo que recém adquiriu um filhotinho, mora em um apartamento e trabalha fora.
Ele, assim como a maioria dos donos de filhotes, passam por dificuldades durante o treinamento, então o Dicas Animais de hoje vai te fazer entender por que suas tentativas não têm dado certo.

Somos fofos ou o que?

Primeiramente alguns fatos:

  1. O filhote normalmente faz suas necessidades assim que sente vontade, ou seja, não costuma caminhar muito antes de se aliviar;
  2. O filhote não fará suas necessidades onde normalmente fica deitado roendo seus brinquedos ou onde dorme;
  3. Normalmente o filhote se alivia nos seguintes momentos: Logo que acorda, após comer, ou antes de dormir;
  4. Inicialmente o filhote está se adaptando a rotina longe da mãe, que lhe lambia o abdome na hora de fazer as necessidades, então, paciência é fundamental, afinal, o filhote é só um bebê!

Quando começar a ensinar ao filhote?
A partir do momento que o filhote já se levanta e vai atrás do alimento sozinho, já vai beber água e volta pra dormir em sua cama você já pode iniciar o treinamento. Isso normalmente ocorre aos 40 dias de vida em média.
Se você acabou de adquirir um filhote com mais de 45 dias, pode iniciar o treinamento assim que chegar em casa.


"Timing" é tudo!
Agora que você já sabe o momento onde é mais provável que seu PET vai querer se aliviar, deve ficar atento aos primeiros sinais de que isto vai acontecer. 
Normalmente o filhote vai começar a cheirar o chão e dar umas corridinhas, ou começar a rodar ou até mesmo começar a abrir as patinhas.
Neste momento não perca tempo, leve-o no colo até o local onde ele deve fazer as necessidades (tapetinho higiênico, jornal ou quintal) e coloque-o lá.  Enquanto estiver no seu colo ele evitará fazer as necessidades.
Fique um tempo mantendo-o naquele lugar até que ele faça.
Caso passados alguns minutos ele ainda não fizer nada deixe-o sair mas fique de olho por um tempo, a qualquer sinal corra com ele no colo novamente até o local certo.


Reforço positivo
É extremamente importante que o filhote saiba que você ficou feliz em vê-lo fazendo suas necessidades no local correto. Assim que ele se aliviar no banheirinho faça festa, brinque com ele, dê um petisquinho.
Ele precisa entender que fazer ali deixa você feliz, então após alguns xixis bem sucedidos ele vai associar e entender que ali é o lugar certo. 

Um petisco pelo acerto!

E quando acontecerem acidentes?
Jamais se esqueça que ele é só um bebê e acidentes podem acontecer. Pra evitar isso, nunca deixe tapetes próximos ou no caminho do banheirinho dele, pois pode confundi-lo.
Quando houver sujeira no lugar errado evite brigar com o filhote. Ele é muito sensível a isso e pode associar o xixi ou cocô a uma bronca e pode começar a fazer em locais escondidos ou até mesmo começar a comer as próprias fezes pra evitar que você a veja e que brigue com ele.

Se conseguir pegar ele fazendo simplesmente pegue-o e leve até o banheirinho e fale "aqui sim!" e saia. Caso já esteja no lugar errado quando você ver então não adianta brigar e por favor, nada de esfregar a cara do cachorro na sujeira! Isso além de não ensinar nada é uma violência que só serve pra descontar raiva!
Nós somos os humanos, somos os mais inteligentes e assim devemos resolver estes problemas.

As broncas podem ser dadas quando o animal já entendeu onde deve fazer e faz lá a maioria do tempo, então se pegá-lo no ato de fazer fora do lugar, uma bronca com voz grave e um "AQUI NÃO!" já é suficiente.


E quando eu fico o dia todo fora de casa?
Neste caso costuma ser um pouco mais difícil, mas com algumas dicas nada é impossível.

Quando estiver fora, procure deixar o banheirinho no lado oposto ao da caminha e água e comida.
Deixe sempre o tapetinho ou jornal limpo quando sair e mais nenhum tapete por perto, a não ser sob a caminha.
Assim que chegar em casa e soltá-lo pela casa, fique atento pois pode ser uma hora onde ele tende a se aliviar também. Ao primeiro sinal, corra pro banheirinho e espere que ele faça.
Aproveite o tempo que está em casa pra reforçar o local do banheirinho sempre que reparar que ele está com vontade.



Existe algo mais pra me ajudar?
No mercado Pet existem produtos que prometem ajudar a ensinar seu cão o local das necessidades, mas nenhum produto será melhor do que o tempo que você se esforça para ensiná-lo com as dicas acima.
Caso queiram, compre os produtos apenas como facilitadores de aprendizado, o professor tem que ser você.



         
Demora muito pra ele aprender?

Fazendo tudo certinho, conseguindo aprender os momentos mais prováveis que o seu cão escolhe pra se aliviar e conseguindo levá-lo nesses momentos até o banheirinho o aprendizado é bem rápido.
Claro que cada cão tem seu tempo pra entender o que você quer, mas uma ou duas semanas em média de ensinamento intensivo já são suficientes para termos a maior parte das necessidades no banheirinho. 


E quando eu adoto um cão adulto?

Parabéns! Você terá bem menos trabalho.
Cães adultos normalmente já procurarão um quintal para se aliviar assim que chegar na casa. No caso de apartamentos normalmente eles vão até a varanda, banheiro ou área de serviço.
Então é só colocar um tapetinho ou jornal onde você quer e mostrar que ali o xixi e cocô são permitidos com reforços positivos (brincar, das petiscos, falar com voz mais aguda) que bem rápido eles compreendem.

Meu filhote macho voltou a fazer xixi pela casa toda!
Isso é um problema com cães machos. Quando vão entrando na "adolescência" eles começam a ter o instinto de marcar território e muitas vezes começam a urinar em locais muito impróprios como pés de poltronas, pé da cama, paredes, etc
A solução que eu aconselho para aqueles que não pretendem cruzar seus cães é a castração a partir dos 6 meses de idade. Quanto mais cedo maiores as chances de sucesso.



Se o animal pretende ser usado para reprodução então deve ficar bem claro ao cão quem é o dominante na casa, no caso os humanos, e que ele não tem o direito de marcar seu território se não é o dominante!
Dê broncas, coloque-o pra fora por um tempo, faça-o entender que isso é completamente inaceitável.



Estas são algumas dicas pra diminuir os problemas que se têm quando se adquire um filhote. 
Um pouco de paciência e dedicação são fundamentais e vale muito apena, afinal, o cão não pediu pra ser adotado e ele não fala sua língua, então, dê a ele um tempo pra compreender o que você quer.
Tenha sempre isso em mente.


Dúvidas e comentários são super bem-vindos.
Curtam a postagem e compartilhem! 

Até mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário