30 setembro 2013

HOTELZINHO PARA ANIMAIS: COMO ESCOLHER?

Uma dúvida extremamente comum entre os donos de Pets que precisam viajar ou se ausentar de casa por alguns dias é: O que eu vou fazer com meu Pet?


Existem várias opções:

  • Escolher um hotel que aceite animais -  Isso já é uma realidade nos dias de hoje. Vários hotéis e pousadas já aceitam nossos amigos peludos e possuem inclusive canis recreativos para quando seus donos saem do hotel pra algum passeio não permitido para animais. Se existe esta possibilidade na sua viagem, escolha-a! Seu Pet vai amar estar ao seu lado em novas aventuras.
  • Pedir que alguém tome conta do seu amigo - Aqui existe a vantagem de, caso você tenha alguém de confiança e que goste de animais, você pode pedir que esta pessoa cuide dele pelo tempo que você estiver fora. Para alguns animais como os Gatos está é a opção de escolha pois eles não gostam de mudanças de rotina e de local, então se ele puder ficar na casa dele, é melhor. Sempre lembrando que não basta limpar fezes e urina, dar comida e água. A pessoa precisa passar um tempo com o animalzinho que certamente está se sentindo triste com a ausência do dono, então umas horinhas de brincadeiras fazem toda a diferença.
  • Colocar comedouros e bebedouros automáticos - Esta opção só vale para ausências curtas de no máximo 3 dias. Deve-se ter plena certeza de que o dispositivo esta funcionando corretamente, que não vai faltar nada pro seu Pet e que o seu amigo vai comer e beber daquele dispositivo e não vai rejeitá-lo por medo ou desconfiança. Mesmo assim é mais seguro que você peça pra alguém checar se esta tudo bem pelo uma vez ao dia.
  • Hotelzinho para animais - Algumas vezes não temos outra opção e precisamos deixar nossos animais sob o cuidado de um hotelzinho. Não se sinta culpado! Alguns hoteizinhos são verdadeiros spas e seu Pet irá ficar muito bem. Mas para que tudo saia como o esperado alguns cuidados devem ser observados a respeito destes hotéis. E aí então vamos às dicas:

Divertido pra cachorro!
O estabelecimento
Pra mim esta deve ser a primeira coisa a ser observada. existem hotéis que funcionam somente com esta função, e também existem alguns que são dentro de clínicas veterinárias.
Então atenção: 
Sempre visite o local, sem avisar antes para não dar tempo de ninguém "maquiar" nada. Caso queiram marcar hora, já procure outro local.
Se o hotel ficar dentro de uma clínica veterinária, tenha a certeza de que os animais do hotelzinho não ficarão no mesmo ambiente que os animais doentes internados. Sim, parece bobagem, mas já trabalhei em clínicas que usavam as mesmas gaiolas pra hotel e animais doentes. Fuja destes locais!
 Verifique se o animal irá ficar em uma baia com espaço suficiente para ele se movimentar, tomar sol, etc. Se o local é protegido da chuva e se possui algum programa de recreação com os animais hospedados.
Verifique também se o local possui registro no CRMV do seu Estado (no site do crmv tem esta opção de busca), e se possui um veterinário responsável.

O estado do animal
Seu Pet antes de ficar em um hotel deve estar com as vacinas em dia, estar com a saúde excelente e com os anti-parasitários (para vermes e para pulgas e carrapatos) aplicados dias antes da sua viagem.
Passe sempre o animal por uma consulta com um veterinário antes pra ter certeza de que ele está completamente saudável e pronto pra ficar sozinho no hotel, com outros cães desconhecidos.


 O que levar pro hotelzinho?
Os ítens básicos que não podem ser esquecidos ao deixar seu Pet hospedado são:
  •  Alimento - Leve a ração dele e em quantidade que dure o tempo da hospedagem
  • Caminha - Caminhas e cobertores com os cheiros dele e de sua casa deixam o animal mais confortável física e afetivamente
  • Medicamentos - Se seu Pet faz uso de algum medicamento de uso contínuo, deixe com os responsáveis medicamento suficiente para todo o período de estadia. Deixe também uma lista com os medicamentos e os horários que devem ser administrados ao animal.
  • Coleira com identificação - É importante que seu animal tenha uma coleira com identificação contendo o nome dele e o telefone de sua casa. Pode acontecer de terem animais parecidos com o seu no estabelecimento, ou mesmo ocorrer algum imprevisto. Cuidado nunca é demais!
  • Brinquedos - se seu Pet possui algum brinquedo favorito ou que goste de dormir junto é uma boa idéia deixar com ele durante a estadia no hotelzinho. Mais um ítem para conforto psicológico.
  • Lista de telefones - Do hotel onde você estará, celulares, e telefones de parentes ou conhecidos que ficarão na cidade, no caso de alguma emergência.
  • Lista de ítens deixados com o animal - Na hora de ir embora e levar seu amigão pra casa, confira a lista e veja se nada foi perdido ou avariado durante a estadia do animal no hotelzinho.

Com meu ursinho não me sinto tão sozinho!

Basicamente estas são as dicas e recomendações ao deixar seu Pet em um hotelzinho.
Caso tenha ficado alguma dúvida escreva nos comentários que eu responderei assim que possível!
Boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário