15 setembro 2013

COMO ESCOLHER O PETSHOP PRO MEU PET?

A dica de hoje vai pra quem está muito inseguro e indeciso quanto a escolher em qual loja de beleza animal, ou Banho & Tosa irá confiar deixar seu amigo, já que recentemente estourou na mídia vários casos de maus tratos, violência contra os animais, etc.

Cachorro não é palhaço! Respeito por favor!

Primeiramente gostaria de fazer uma associação pra deixar mais fácil a visualização das dicas.
-Imagine que o Petshop onde você deixará seu amigo deve ser tão seguro quanto a creche onde você deixaria seu filho. Explico:
Seu animalzinho, assim como um bebê, não sabe falar, não poderá reclamar se algo lhe incomodar naquele lugar, não poderá contar se receber maus tratos durante o tempo que estiver sozinho lá, então é SUPER importante escolher corretamente para não ter problemas futuros.

Vamos às dicas:

Quem não deve não teme
Vamos combinar gente, se o local é limpo, os animais estão bem acomodados e em segurança, os profissionais são capacitados e estão utilizando as máquinas e produtos corretamente, em bom estado, não há por que não deixar alguém entrar lá sem marcar um horário. (Marcou horário? Esquece. Não vai valer de nada pois eles podem maquiar tudo 30 min antes de você chegar.)
Sempre que for levar seu Pet em algum local novo para tomar banho, antes de deixá-lo lá, peça para entrar no local de banho, de tosa, de secagem. Veja onde os animais ficam esperando a sua vez e se oferecem pelo menos água a eles durante a espera (principalmente neste nosso país tropical!).
Mas eles precisam deixar você entrar na mesma hora!
Claro, vamos ter bom senso né gente? Querer entrar numa manhã de sábado é pedir pra atrapalhar um dos dias mais corridos destes estabelecimentos e que eventualmente pode acontecer a
lguma baguncinha e sujeirinha. Visite preferencialmente no meio da semana ok? Quando não há desculpas pra nenhum tipo de "zona".

Não são parecidos?

Diga-me o que usas que te direi quem és
Quando fizer a visitinha acima, algumas coisas devem ser observadas e uma delas é: Qual produtos eles utilizam no meu Pet?
Como médica veterinária que já trabalhou dentro de muitos locais que ofereciam serviços de banho e tosa, já vi de tudo! Desde lavarem o cachorro com sabão de roupas, até sabonete Dove!
É sério gente!
Então aqui vão as recomendações do que pode ser utilizado no seu animal:


  • Sabão de coco - O sabão de coco é muitíssimo utilizado para das banhos nos animais, por ser neutro e hipoalergênico e principalmente, barato. O sabão de coco de boa qualidade limpa melhor os pêlos, e é geralmente utilizado como uma "pre-lavagem", pra tirar o cascão mesmo.
  • Shampoo - Existem dezenas de marcas, perfumes, cores, indicações. Algumas marcas são melhores que outras? Sim. Mas isso não vem ao caso. O importante aqui é: Estão utilizando shampoo "feito para cães"? Estes são os que foram testados dermatologicamente em cães e foram aprovados para este tipo de uso. Os produtos utilizados estão na embalagem correta e dentro do prazo de validade? Isso é muito importante, visto que produtos fora da embalagem ou passado o prazo de validade podem perder as suas características e até fazer mal aos cães.
  • Condicionador - Estes normalmente são utilizados para os cães de pêlos mais longos, que precisam ser penteados após a secagem. Aí são as mesmas recomendações. Verificar a indicação de uso, validade e embalagem.
  • Perfumes - Perfumes são amplamente utilizados após os banhos, mas na minha opinião são completamente desnecessários. Os perfumes quase sempre tem um aroma muito forte, pra mim! Imagina pro seu cão que possui o olfato aproximadamente 50 vezes mais apurado? É uma tortura né gente? Se seu animal não é alérgico e você faz muita questão, então ok, passe o perfume mas verifique também nele a data de validade, indicação para uso em cães e embalagem. Se o cão já é alérgico sempre peça pra não passarem perfume nele e ele te agradecerá imensamente.

O que os olhos não veem o coração não sente
E é exatamente por isso que se você tiver a opção de escolher um local onde todo o banho, tosa, secagem pode ser vista por um grande vidro, escolha. Normalmente locais assim garantem sua limpeza, trato com os animais, etc tudo em ordem por que caso algo esteja errado qualquer um pode ver. Ninguém vai nem pensar em maltratar um cão com pessoas olhando, não é mesmo? Então este é um Plus que algumas Pets oferecem e que eu acho excelente.


Se você sabe mais, você faz melhor
Ou seja, procure locais que possuem profissionais bem treinados, que saibam lidar e acalmar os animais, além de fazer o trabalho mais rápido e bem feito, sem riscos de acidentes como cortes com a tesoura, ouvidos cheios de água, unhas mal cortadas e doloridas.
O melhor é sempre procurar locais que possuam um veterinário o dia todo, para qualquer ocorrência (as vezes acontece gente, é normal), tosador experiente e que goste de animais (isso é importante, nem todos gostam, acredita?).


Dicas gerais
 Pessoal, devemos fazer sempre a nossa parte também para um banho seguro:
- Somente levar seu animal para tomar banho em uma Pet quando ele já tiver tomado todas as vacinas, caso seja filhote. Se for adulto ele também deve estar vacinado pra não correr nenhum risco.
- Banhos medicinais normalmente são uma furada, pois só deles oferecerem este serviço já quer dizer que aceitam animais com pulgas e carrapatos! E eu duvido que façam o banho deste cão em uma banheira separada, com utensílios diferentes. Problemas de pulgas e carrapatos se resolve em casa, não existe banho milagroso!
Qualquer dúvida acesse os links a seguir para acabar com o problema: PulgasCarrapatos e Como ele pagou isso?
- Nunca deixar que utilizam, ou utilizar shampoos medicinais sem ter sido receitado por um médico veterinário. Seu amigo tem problemas de pele? Leve-o ao veterinário e aí sim ele prescreverá um tratamento correto pra acabar com o problema. Nenhum vendedor, balconista ou banhista/tosador pode receitar estes produtos. Fique atento, pode ser perigoso para seu amigo!

Assim sim, estou lindo!

Estas foram as dicas de hoje.

Se quiserem dicas gerais sobre banhos em cães e gatos, frequência, tipos, duração, etc, está tudo explicado aqui!

Conhece alguém que leva o animalzinho ao Petshop? Compartilhe as dicas com ela!

Até mais pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário